_

_
.

Electromagnetismo | Aplicações

As radiações eletromagnéticas estão presentes no Universo desde sempre e como tal também na Terra sempre estiveram presentes. O Sol é a fonte natural deste tipo de radiação mais intensa a que somos expostos. Porém, existem outras fontes de radiações, temos como exemplos as linhas de alta tensão, antenas dos sistemas de telecomunicações, telemóveis, aparelhos médicos e muitos outros aparelhos elétricos.
Quando chegamos a casa e queremos comer algo quente, utilizamos o micro-ondas. Este eletrodoméstico aquece os alimentos através da emissão de radiação eletromagnética (micro-ondas).


Quando queremos contactar alguém, utilizamos o telemóvel. O seu funcionamento ocorre pelo envio e receção de sinais de rádio do telemóvel para a antena da estação de rádio que esteja mais próxima.


Algumas casas têm painéis solares. O painel solar é constituído por placas metálicas de cor escura que absorvem radiação solar. Ocorre a transformação de energia solar em energia térmica, e isto acontece porque há radiação eletromagnética. Este mecanismo é ótimo para o meio ambiente, uma vez que a energia é limpa.

Quando precisamos de fazer uma pesquisa rápida sobre um determinado assunto, utilizamos a internet. Com a tecnologia Wi-Fi é possível implementar redes que conectam computadores, telemóveis e outros dispositivos compatíveis que estejam próximos. Estas redes não exigem o uso de cabos, já que efetuam a transmissão de dados por meio de radiofrequência.

Na área da medicina moderna, o eletromagnetismo está aplicado nos diagnósticos por imagem, os quais são feitos através da ressonância nuclear.



Sem comentários:

Enviar um comentário