_

_
.

Electromagnetismo | Ondas electromagnéticas

Ondas electromagneticas

O espectro eletromagnético é constituído por ondas de radio, microondas, radiação infravermelha, luz visível, raios ultravioleta, raios X e, por fim, raios gama.



Ondas de rádio

As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).
Para além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-receptor.



Microondas

As microondas têm frequências de 1010Hz. São muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.
Estas ondas também podem ser utilizadas para funcionamento de um radar. Uma fonte emite uma radiação que atinge um objeto e volta para o ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direção em que a radiação volta pode ser descoberta a localização do objeto que refletiu a onda.



Radiações Infravermelhas

As ondas de infravermelho estão entre as frequências intermediárias a baixas no espectro eletromagnético, entre as micro-ondas e a luz visível. O tamanho dessas ondas varia de alguns milímetros a comprimentos microscópicos. As ondas infravermelhas mais longas produzem calor e incluem a radiação emitida pelo fogo, pelo sol e outras fontes de calor. Ondas de comprimentos menores não produzem muito calor e são usadas em controles remotos e tecnologias de imagem.



Luz visível

A luz visível é uma porção do espectro eletromagnético, que é detetada pelo ser humano. Estas ondas possuem comprimentos de onda que se encontram entre os 4x10-7 (violeta) e os 7x10-9 (vermelho) nanómetros.



Radiações Ultravioleta

As radiações Ultravioletas têm de frequência 1016Hz. Estas radiações são importantes na produção de melanina, o pigmento que bronzeia a pele, mas o excesso de exposição a esse tipo de radiação pode provocar o cancro de pele.



Raios X

Os raios X têm frequências altas e possuem muita energia. São muito utilizados em radiografias, já que conseguem atravessar a pele e os músculos da pessoa, mas são retidos pelos ossos. Os raios X são também bastante utilizados no tratamento de doenças como o câncer.



Raios Gama

Os Raios Gama são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos. Os Raios Gama de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo. Estes podem causar danos graves às células.

Sem comentários:

Enviar um comentário